GEOSENSOR

GeoBlog

Portal GeoSensor / blog

PDISAR - Radar é complicado?

Prof. Gustavo Ferreira

Radar é complicado? Essa resposta nem sempre será clara, pois depende de inúmeras variáveis inerentes ao aprendizado de cada indivíduo. O comportamento padrão da maioria é achar extremamente complexo, assim como outros temas que se inserem em nossa área de atuação (programação é um bom exemplo). E, veja só, esse comportamento é extremamente normal.

Vamos fazer uma pequena viagem no tempo. Lembre-se de quando era uma criança e teve o primeiro contato com as operações aritméticas básicas (soma, subtração, divisão e multiplicação). Tenho certeza de que não foi tão simples assimilar os conceitos e a lógica envolvida no processo, existe uma barreira inicial que costuma ser um pouco maior que a sua disposição para superá-la. E não há problema nisso, faz parte do processo de construção do conhecimento de forma geral.

Você deve estar pensando: sim, foi difícil na época e hoje é uma tarefa simples, mas não tenho o mesmo tempo e disposição que tinha quando criança para transpor essa tal barreira inicial. De fato, nós não temos mais aquele tempo todo disponível, fora todas as responsabilidades que a vida adulta carrega (momento desabafo por aqui kkkkkkkk).

Agora, vamos analisar de uma outra perspectiva: você já construiu e acumulou diversos saberes ao longo da carreira. Isso significa que já possui uma boa expertise em aprender do jeito certo, do seu jeito certo para ser mais claro, além de já saber de antemão que transpor a barreira inicial é sempre a pior parte. Vai por mim, só de saber que teremos que aplicar um pouco mais de esforço no início já é um ganho extraordinário de motivação. 

Um fato que ainda não mencionei é que dificilmente você encontrará disciplinas que tratem de RADAR com a profundidade necessária, a maioria vai apenas citar que este tipo de sistema sensor existe. Isso vai fazer com que você tente aprender por conta própria ou simplesmente deixe esse assunto de lado.

Se você está pensando em deixar o RADAR de lado, aqui vai um conselho: não faça isso em hipótese alguma! Com a disseminação massiva de dados gratuitos de RADAR nos últimos anos, graças a sistemas como o Sentinel-1, seu uso vem se popularizando cada vez mais, ampliando consideravelmente as possibilidades de aplicação. 

Vai por mim, saber processar dados de RADAR e analisar corretamente os resultados é um dos grandes diferenciais hoje em dia, tanto no mercado quanto na academia. Para ser um profissional em geotecnologias completo, é obrigatório o conhecimento em RADAR, isso não é opcional. Todas as maiores instituições/empresas que lidam com dados espaciais trabalham com imagens de RADAR, por que você não trabalharia? 

Diante do que foi exposto, podemos dizer que RADAR é tão complicado quanto qualquer outro tema que você já aprendeu. A grande questão é entender que o processo de aprendizado exige um certo tempo, bem como estratégias que de fato te auxiliem a transpor cada obstáculo. E graças à internet, as possibilidades em termos de capacitação foram potencializadas ao extremo, nos deixando cada vez mais esclarecidos sobre fundamentos e práticas.

Por último, se eu te disser que para todas aquelas barreiras que mencionei, maiores e menores, nós estaremos lá para te ajudar? Uma coisa é aprender com livros e artigos (o que não é ruim, ok?), outra coisa é, além dos livros e artigos, ter ao lado professores com ótima didática e larga experiência no tema. Isso vai alavancar seu aprendizado de uma maneira jamais vista e você vai conseguir entender todos os conceitos e aplicações envolvidas nesta área fascinante.

Um grande abraço,

Prof. Gustavo Ferreira

Scroll to Top